ADO.NET


O ADO.NET faz parte do .NET Framework o qual oferece acesso a banco de dados Microsoft SQL Server e outras origens de dados por meio de OLE DB, ODBC e ORACLE. Este acesso é feito por provedores de dados que atuam como uma ponte entre os dados e a aplicação.

            O ADO.NET acessa os dados em forma de um relacionamento de tabelas, a navegação é feita na linha de uma tabela e na linha correspondente em outra tabela. Podemos criar relacionamentos utilizando o objeto DataRelation, o qual relaciona a linha de um objeto DataTable com a linha de outro objeto DataTable.

            No ADO os dados são acessados em uma tabela, sendo possível criar uma relação entre tabelas apenas utilizando uma instrução SQL (cláusla join), pois não existe métodos para isso.

            O ADO.NET possui um objeto chamado DataSet, o qual é uma cópia em memória dos dados. Ele trabalha com os dados desconectados da origem. Ele possui toda estrutura de um banco de dados (tabelas, relacionamentos e etc. o DataSet representa a arquitetura desconectada do ADO.NET. ele pode ser usado com múltiplas fontes de dados. O DataSet contém uma coleção de um ou mais objetos DataTable (linhas e colunas de dados, chave primárias, chave estrangeira, informação de relação e integridade de dados).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É BROADCASTING?

Desativar tecla F5 e CRTL+R utilizando JavaScript

Códigos Prontos em Pascal