quinta-feira, 14 de maio de 2015

O QUE É BROADCASTING?

Broadcasting, este termo vem do inglês broadcast que significa transmitir. é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, para muitos receptores ao mesmo tempo.

O termo broadcast é formado por duas palavras distintas:
  • broad - significa largo, ou em larga escala
  • cast - significa enviar, projetar, transmitir

broadcast permite transmitir algo, utilizando qualquer tipo de mídia, seja ela via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas, etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente de vídeos e músicas.

Um exemplo prático sobre broadcast são os meios de comunicações como o rádio e a televisão. Ambos possuem sua difusão através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas a qualquer a parelho de TV ou rádio, o qual captura o sinal.

Os hubs ou concentradores utilizam broadcast.

Em redes de computadores, broadcast é um endereço IP, que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas.

 
Contudo, podemos dizer que termo broadcast continua abrangendo a radiodifusão usada no rádio e na televisão comuns. Entretanto, o contrário não é verdadeiro, pois o conceito de radiodifusão é mais limitado, não dando mais conta de traduzir o que é broadcast.

Quando uma empresa que se diz “broadcaster”, não só deve enviar suas produções para o rádio ou televisão, mas também para outros veículos, como a internet, as redes de telefones celulares, etc.

Espero ter ajudado.

Wellington Pereira
aspnetwf@gmail.com

3 comentários: