Funções de agregação em SQL




SQL (Structured Query Language) - Linguagem de Consulta Estruturada é uma linguagem usada para dar manutenção nos dados em um bancos de dados (Oracle, Sybase e MS SQL Server) para permitir a extração dos dados armazenados como para inserir novos dados ou atualizar. aqueles já existentes. A primeira versão da sintaxe foi padronizada em 1986 e a última revisão foi aprovada pelo ISO em 2008.

Funções de agregação, são funções nativas de consulta que servem para agrupar informações, agregando numa única linha o conteúdo de vários registros. Dessa forma, os detalhes da informação original são postos de lado e as informações são tratadas em conjunto.

Atualmente, as funções de agregação disponíveis no SQL são as seguintes: AVG (calcula a média dos valores de um campo determinado), COUNT (retorna a quantidade de registros existentes), SUM (calcula a soma dos valores de um determinado campo), MAX (retorna o maior valor existente para um campo especificado) e MIN (retorna o menor valor existente para um campo especificado). Todas essas funções são aplicadas apenas aos registros que atenderem os critérios estabelecidos na cláusula WHERE da query onde estiverem sendo usadas.

Pode parecer confuso a princípio mas o conceito de agregação é, na verdade, bastante simples. Considere o seguinte conjunto de registros existente numa tabela no banco de dados:

São várias as funções de grupo que são implementadas pelo padrão SQL. Vejamos apenas algumas:

SUM()*
Soma valores de um campo
AVG()*
Média dos valores de um campo
COUNT()*
Retorna a quantidade de registros
MAX()
Retorna o maior valor de um campo
MIN()
Retorna o menor valor de um campo

 

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É BROADCASTING?

Códigos Prontos em Pascal

Desativar tecla F5 e CRTL+R utilizando JavaScript