A tecla fn dos notebooks são responsáveis por oferecer dois comandos diferentes para diversas teclas. Quais serão elas e suas funções, irá depender muito da marca e modelo do seu dispositivo.
Em alguns modelos, a tecla fn pode servir para ativar um teclado numérico em teclas com letras, em outros irá funcionar em conjunto com as teclas de funções “F1″ a “F12″, ativando uma funcionalidade alternativa. Para identificá-las no teclado, basta procurar pelas teclas marcadas com a mesma cor da fn, que geralmente é azul, laranja ou branca.
Quando a tecla fn está ativada, o que digitamos acaba não sendo o esperado.
Os caracteres especiais localizados junto as teclas das letras de a..z acabam sendo digitados ao invés das próprias letras.
Talvez, você pode ter pensado que este problema pode ter sido causado porque o layout do seu teclado ou idioma foi reconfigurado. Veja como é fácil resolver este problema.
Como resolver o problema
Para desativar as teclas especiais você deverá pressione as teclas fn + numlock (alguns teclados pode se num lk). Se desejar ativar novamente, refaça o mesmo procedimento.
Nota: Se o problema persistir, melhor levar o seu notebook em uma empresa especializada, pois o problema pode ser outro.
Um forte abraço e até a próxima.
Arquiteto de Software, Desenvolvedor Full Stack e Instrutor
www.tonsoft.com.br - E-mail: wellington@tonsoft.com.br
Especialista em linguagem de programação,
banco de dados e consultor.
Apaixonado por tecnologia.
quinta-feira, 2 de julho de 2015
quarta-feira, 1 de julho de 2015
Códigos Prontos em Pascal
Abaixo selecionei uma lista de exemplos de códigos, mais utilizados como exemplos.
Números Primos
program primos; //nome do programa
var //variável
número,i:integer; //variáveis inteiras
primo:boolean; // variável booleana, ou seja, só pode assumir dois valores; verdadeiro ou falso
begin //inicio do programa
// entrada
writeln(' insira o número'); // a palavra writeln lerá o número inserido
readln (número); // a palavra readln lerá o número
//processamento
primo:=true; // como padrão estou dizendo que todo número primo é verdadeiro(true)
i:=2; //eu quero que o laço de repetição comece em 2
while i< número do //lê-se da seguinte forma: enquanto i menor que número, faça
begin //inicie o laço de repetição
if número mod i=0 then primo:= false; //se o número inserido dividido por "i" tiver resto igual a zero, então é falso
i:=i+1; // como "i" começa em dois, ele irá crescer em uma unidade ate fica menor que o número
end; //final do laço de repetição
if primo=false then writeln (' não e número primo') // se número primo for igual a falso então exiba "não é número primo"
else writeln ('número primo'); // se não, exiba "número primo'
readln(); // coloquei (readln), para depois de executado as informações acima, o programa não fechar automaticamente, ele ira ficar em pause
end. //final
Troca os valores dos termos inseridos
program TROCA; //PROGRAMA TROCA
var //variável
a,b,auxiliar:integer; //variáveis
begin
writeln ('insira o valor de a'); //escreva o valor de A
readln(a); //leia a variável A
writeln('insira o valor de b'); //escreva o valor de B
readln(b); //leia a variável B
auxiliar:= a; //atribuindo a variável "auxiliar" o valor de A
a:=b; // a variável A eu atribuo o valor de B
b:=auxiliar; //a variável B eu atribuo o valor da variável auxiliar, que essa tem, o valor antigo de b
writeln(' o valor de A.:',a); //exiba o valor de A
writeln(' o valor de B.:',b); //exiba o valor de B
readln(); //pausa do programa
end. //final
Valores em ordem decrescente
program ordem; // programa ordem
var a,b,c:real; //variáveis em números reais
begin
//entrada
writeln('insira o valor de A'); //insira o valor de A
readln(a);
writeln('insira o valor de B'); //insira o valor de B
readln(b);
writeln('insira o valor de C'); //insira o valor de C
readln(c); //processamento
if (a>=b) and (b>=c) then // se A menor que B e B menor que C então
writeln(' a ordem fica',a:6:2,b:6:2,c:6:2) // exiba ...
else if (a>=B) and (c>=b) then // senão se ...
writeln(' a ordem fica',a:6:2,c:6:2,b:6:2) // exiba
else if (b>=a) and (a>=c) then // senão se...
writeln(' a ordem fica',b:6:2,a:6:2,c:6:2) //writeln...
else if (b>=a) and (a<=c) then="" br=""> writeln(' a ordem fica',b:6:2,c:6:2,a:6:2) //senão se...
else if (c>=a) and (a>=b) then
writeln('a ordem fica',c:6:2,a:6:2,b:2:6 ) //exiba...
else if (c>=a) and (a<=b) then="" senão="" se="" br=""> writeln('a ordem fica',c:2:6,b:2:6,a:2:6); //exiba...
readln(); //pause
end. //final
Valor é par ou impar
program modpar; //programa modpar
var num:integer; //variáveis inteiras
begin //inicio
writeln('insira o número'); //exiba...
readln(num); //leia...
if num mod 2 = 0 then writeln(' número par') // se número dividido por 2, tem resto igual a zero, então exiba "número par"
else writeln(' número impar'); // senão número impar
readln();//pause
end. //final
Tipo de triângulo, a parti dos valores inseridos
program triângulo; //programa triângulo
var ld,le,li:real; //variável
begin
writeln('insira o valo da linha direita'); //escreva...
readln(ld);
writeln('insira o valo da linha esquerda'); //escreva...
readln(le);
writeln('insira o valo da linha inferior'); //escreva...
readln(li);
IF ((ld+le)>li) and ((ld +li)>le) and ((le + li)> ld) then //equação para existência de um triângulo...
if ( ld=le) and (ld=li) then //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"
writeln (' triângulo equilatero')
else if (ld=le) or ( ld=li) or (li=le) then //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"
writeln('triângulo isoceles')
else writeln(' triângulo escaleno') //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"
ELSE WRITELN(' não E UM triângulo'); //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"
readln();
end. //final
Soma de uma progressão aritmética
program soma_de_uma_pa;
var a,an,n,s:real; // variáveis reais
begin //inicio
writeln(' insira o primeiro termo'); //writeln...
readln(a); //readln...
writeln(' insira o ultimo termo'); //writeln...
readln(an); //readln...
writeln('números de termos'); //writeln...
readln(n); //readln...
s:= n*(a +an)/2; //formula da soma de uma pa
writeln(' o valor da soma de uma progressão aritimética, foi: ',s:6:2); //exiba...
readln(); //pause
end. //final
Identifica o mês, apartir do número inserido
program dia_do_mes; //programa dia do mes
var //variáveis
mes:integer; //inteiro
begin //inicio
writeln(' insira o número, do respectivo mes'); //exiba...
readln(mes); //leia
case mes of //caso o mes seja:
1: writeln('janeiro'); //número, exiba....
2: writeln('fevereiro');
3: writeln('marco');
4: writeln('abril');
5: writeln('maio');
6: writeln('junho');
7: writeln('julho');
8: writeln('agosto');
9: writeln('setembro');
10: writeln('outubro');
11: writeln('novembro');
12: writeln('dezembro');
else writeln (' não existe esse mes'); //senão tiver o número que for inserido, exiba.....
end; //final do caso seja..
readln(); //pause
end. //final
Tabuada matemática exemplo 1
program tabuada; // programa tabuada
var número,i:integer; //variáveis
begin //inicio
writeln(' insira o coeficiente '); // exiba...
readln(número); //leia
// para i eu atribuo 1 até 10 e faça
for i:=1 to 10 do
writeln(número,' x ', i,' = ', número*i); //exibir...
readln();//pause
end. //final
Tabuada matemática exemplo 2
program tabuada; // programa tabuada
var número,i:integer; //variáveis
begin //inicio
writeln(' insira o coeficiente '); // exiba...
readln(número); //leia
// para i eu atribuo 1
i:=1;
// enquanto i menor ou igual a 10 faça
while i<=10 do
begin //iniciar
writeln(número,' x ', i,' = ', número*i); //exibir...
i:=i+1; //incrementando, que o valor de i, sempre aumentar mais 1
end;//final do laço
readln();//pause
end. //final
Um forte abraços a todos
segunda-feira, 25 de maio de 2015
O que é CSS e Web Standards ?
CSS
Significa Cascading Style Sheet, o qual conhecemos como folha de estilo em cascata.
Significa Cascading Style Sheet, o qual conhecemos como folha de estilo em cascata.
Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples que permite adicionar recursos aos documentos Web.
Neste caso, ao invés de você colocar toda formatação dentro do documento de sua página ou sistema Web, o desenvolvedor cria um link ou ligação para uma página (arquivo) o qual contém todos os estilos necessários para a página em questão. Assim, quando for necessário realizar alguma alteração na página ou no sistema, você terá que apenas localizar o arquivo de CSS e realizar as modificações.
Web Standards
São os Padrões Web que tem por objetivo a criação de uma Web universal. Ele reune um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma Web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais.
Os Padrões Web são recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), os quais são destinadas a orientar os desenvolvedores para o uso de boas práticas que tornam a web acessível para todos.
Através desses padrões, o W3C tem como objetivo criar uma plataforma aberta da Web, para o desenvolvimento de aplicações que possuam um potencial sem precedentes, permitindo assim que os desenvolvedores criem experiências ricas, alimentadas por um vasto armazenamento de dados, os quais estão disponíveis para qualquer dispositivo.
quinta-feira, 14 de maio de 2015
O QUE É BROADCASTING?
Broadcasting, este termo vem do inglês broadcast que significa transmitir. é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, para muitos receptores ao mesmo tempo.
O termo broadcast é formado por duas palavras distintas:
O broadcast permite transmitir algo, utilizando qualquer tipo de mídia, seja ela via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas, etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente de vídeos e músicas.
Um exemplo prático sobre broadcast são os meios de comunicações como o rádio e a televisão. Ambos possuem sua difusão através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas a qualquer a parelho de TV ou rádio, o qual captura o sinal.
Os hubs ou concentradores utilizam broadcast.
Em redes de computadores, broadcast é um endereço IP, que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas.
Contudo, podemos dizer que termo broadcast continua abrangendo a radiodifusão usada no rádio e na televisão comuns. Entretanto, o contrário não é verdadeiro, pois o conceito de radiodifusão é mais limitado, não dando mais conta de traduzir o que é broadcast.
Quando uma empresa que se diz “broadcaster”, não só deve enviar suas produções para o rádio ou televisão, mas também para outros veículos, como a internet, as redes de telefones celulares, etc.
Espero ter ajudado.
Wellington Pereira
aspnetwf@gmail.com
O termo broadcast é formado por duas palavras distintas:
- broad - significa largo, ou em larga escala
- cast - significa enviar, projetar, transmitir
O broadcast permite transmitir algo, utilizando qualquer tipo de mídia, seja ela via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas, etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente de vídeos e músicas.
Um exemplo prático sobre broadcast são os meios de comunicações como o rádio e a televisão. Ambos possuem sua difusão através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas a qualquer a parelho de TV ou rádio, o qual captura o sinal.
Os hubs ou concentradores utilizam broadcast.
Em redes de computadores, broadcast é um endereço IP, que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas.
Quando uma empresa que se diz “broadcaster”, não só deve enviar suas produções para o rádio ou televisão, mas também para outros veículos, como a internet, as redes de telefones celulares, etc.
Espero ter ajudado.
Wellington Pereira
aspnetwf@gmail.com
sábado, 9 de maio de 2015
Microsoft Edge
O mais xingado dos navegadores está com os dias contados. Como muitos de vocês já sabem, o Internet Explorer, a partir do Windows 10, dará lugar a um novo browser: o Microsoft Edge, antes chamado de Project Spartan.
A Microsoft já havia informado que o novo navegador permitirá que os desenvolvedores portem suas extensões do Google Chrome e do Firefox para ele. Além disso, ele terá suporte nativo à assistente Cortana, sistema avançado para leitura e recursos de compartilhamento.
Em uma breve rodada de perguntas e respostas no Twitter, durante a MSEdgeSummit, os desenvolvedores da Gigante da Informática revelaram que o Edge será capaz de sincronizar senhas usadas anteriormente em sites, favoritos armazenados, guias abertas e histórico de páginas acessadas. Tudo isso será possível através de uma única conta que o usuário fará. O navegador vai guardar todos os dados na nuvem.
Isso não é novidade em outros navegadores, como o Firefox, da Mozilla, e o Chrome, da Google. Contudo, com a funcionalidade inserida no Edge, a Microsoft mostra que o browser está chegando para brigar firme pela preferência dos usuários. Porém, a empresa pode acabar saindo perdendo em um primeiro momento, pois já anunciou que não tem a intenção de lançar o aplicativo para smartphones Android e iPhones.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/microsoft-edge/79676-microsoft-edge-capaz-sincronizar-senhas.htm
Assinar:
Postagens (Atom)