quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ativar ou Desativar Tecla fn do Notebook

A tecla fn dos notebooks são responsáveis por oferecer dois comandos diferentes para diversas  teclas. Quais serão elas e suas funções, irá depender muito da marca e modelo do seu dispositivo.

Em alguns modelos, a tecla fn pode servir para ativar um teclado numérico em teclas com letras, em outros irá funcionar em conjunto com as teclas de funções “F1″ a “F12″, ativando uma funcionalidade alternativa. Para identificá-las no teclado, basta procurar pelas teclas marcadas com a mesma cor da fn, que geralmente é azul, laranja ou branca.

Quando a tecla fn está ativada, o que digitamos acaba não sendo o esperado.

Os caracteres especiais localizados junto as teclas das letras de a..z acabam sendo digitados ao invés das próprias letras.

Talvez, você pode ter pensado que este problema pode ter sido causado porque o layout do seu teclado ou idioma foi reconfigurado. Veja como é fácil resolver este problema.

Como resolver o problema

Para desativar as teclas especiais você deverá pressione as teclas fn + numlock (alguns teclados pode se num lk). Se desejar ativar novamente, refaça o mesmo procedimento.

Nota: Se o problema persistir, melhor levar o seu notebook em uma empresa especializada, pois o problema pode ser outro.


Um forte abraço e até a próxima.






quarta-feira, 1 de julho de 2015

Códigos Prontos em Pascal


Abaixo selecionei uma lista de exemplos de códigos, mais utilizados como exemplos.

 

Números Primos

program primos;    //nome do programa

                  var    //variável
                     número,i:integer;   //variáveis inteiras
                     primo:boolean;  // variável booleana, ou seja, só pode assumir dois valores; verdadeiro ou falso


                     begin   //inicio do programa

                     // entrada

                writeln(' insira o número'); // a palavra writeln lerá o número inserido
                  readln (número); //    a palavra readln lerá o número


                      //processamento

                 primo:=true; // como padrão estou dizendo que todo número primo é verdadeiro(true)

                 i:=2;   //eu quero que o laço de repetição comece em 2

                    while i< número do         //lê-se da seguinte forma: enquanto i menor que número, faça
                         begin                              //inicie o laço de repetição


                     if número mod i=0    then    primo:= false;    //se o número inserido dividido por "i" tiver resto igual a zero, então é falso
                     i:=i+1;  // como "i" começa em dois, ele irá crescer em uma unidade ate fica menor que o número
                     end; //final do laço de repetição


                     if primo=false  then writeln (' não e número primo') // se número primo for igual a falso então exiba "não é número primo"
                     else writeln ('número primo'); // se não, exiba "número primo'
                       readln();   // coloquei (readln), para depois de executado as informações acima, o programa não fechar automaticamente, ele ira ficar em pause
                       end.  //final




Troca os valores dos termos inseridos

 
 program   TROCA; //PROGRAMA TROCA

                var     //variável
      a,b,auxiliar:integer;    //variáveis


      begin

      writeln ('insira o valor de a');  //escreva o valor de A
       readln(a);                       //leia a variável A
      writeln('insira o valor de b');  //escreva o valor de B
       readln(b);                      //leia a variável B


 

         auxiliar:= a;   //atribuindo a variável "auxiliar" o valor de A

 

         a:=b;  // a variável A eu atribuo o valor de B
         b:=auxiliar; //a variável B eu atribuo o valor da variável auxiliar, que essa tem, o valor antigo de b


         writeln(' o valor de A.:',a);  //exiba o valor de A
         writeln(' o valor de B.:',b);  //exiba o valor de B
         readln();  //pausa do programa
         end. //final


 

Valores em ordem decrescente
 

   program ordem;         // programa ordem

    var a,b,c:real;         //variáveis em números reais

    begin
                                 //entrada


     writeln('insira o valor de A');       //insira o valor de A
       readln(a);
     writeln('insira o valor de B');      //insira o valor de B
       readln(b);
     writeln('insira o valor de C');     //insira o valor de C
       readln(c);             //processamento


           if (a>=b) and (b>=c) then        // se  A menor que B e  B menor que C   então
              writeln(' a ordem fica',a:6:2,b:6:2,c:6:2)    // exiba ...


           else if (a>=B) and (c>=b) then                   // senão se ...
              writeln(' a ordem fica',a:6:2,c:6:2,b:6:2)   // exiba


           else if (b>=a) and (a>=c) then                 // senão se...
              writeln(' a ordem fica',b:6:2,a:6:2,c:6:2)   //writeln...
           else if (b>=a) and (a<=c) then="" br="">              writeln(' a ordem fica',b:6:2,c:6:2,a:6:2)   //senão se...
           else if (c>=a) and (a>=b) then
              writeln('a ordem fica',c:6:2,a:6:2,b:2:6 )    //exiba...
           else if (c>=a) and (a<=b) then="" senão="" se="" br="">              writeln('a ordem fica',c:2:6,b:2:6,a:2:6);   //exiba...


 

                  readln();    //pause
              end. //final




Valor é par ou impar

 

     program modpar;     //programa modpar

                     var num:integer;      //variáveis inteiras
                     begin                  //inicio


                     writeln('insira o número');  //exiba...
                      readln(num);   //leia...


                  if num mod 2 = 0 then writeln(' número par')  // se número dividido por 2, tem resto igual a zero, então exiba "número par"
                  else writeln(' número impar');  // senão número impar


                   readln();//pause
                   end.   //final


 

Tipo de triângulo, a parti dos valores inseridos
 

   program           triângulo;         //programa triângulo

   var ld,le,li:real;   //variável
   begin


     writeln('insira o valo da linha direita');    //escreva...
      readln(ld);
      writeln('insira o valo da linha esquerda');    //escreva...
      readln(le);
       writeln('insira o valo da linha inferior');   //escreva...
       readln(li);


   IF  ((ld+le)>li) and ((ld +li)>le) and ((le + li)> ld) then    //equação para existência de um triângulo...

          if       ( ld=le) and (ld=li)  then            //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"
                      writeln (' triângulo equilatero')


          else if (ld=le) or ( ld=li) or (li=le) then  //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"
                      writeln('triângulo isoceles')


           else writeln(' triângulo escaleno')   //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"

 

   ELSE WRITELN(' não E UM triângulo'); //condição para o programa escrever na tela do computador a frase "em vermelho"
         readln();
     end. //final


 

Soma de uma progressão aritmética


program soma_de_uma_pa; 

            var a,an,n,s:real;  // variáveis reais

            begin   //inicio

              writeln(' insira o primeiro termo');      //writeln...
                readln(a);                               //readln...
              writeln(' insira o ultimo termo');        //writeln...
               readln(an);                              //readln...
              writeln('números de termos');             //writeln...
               readln(n);                               //readln...


 

                 s:= n*(a +an)/2;           //formula da soma de uma pa

                 writeln(' o valor da soma de uma progressão aritimética, foi: ',s:6:2);      //exiba...
                   readln();                                                                  //pause
                   end. //final



Identifica o mês, apartir do número inserido

 

 program dia_do_mes;          //programa dia do mes

      var                                    //variáveis
               mes:integer;                  //inteiro


             begin                          //inicio

             writeln(' insira o número, do respectivo mes');    //exiba...
               readln(mes);                            //leia


             case mes of                      //caso o mes seja:

             1: writeln('janeiro');            //número, exiba....
             2: writeln('fevereiro');
             3: writeln('marco');
             4: writeln('abril');
             5: writeln('maio');
             6: writeln('junho');
             7: writeln('julho');
             8: writeln('agosto');
             9: writeln('setembro');
             10: writeln('outubro');
             11: writeln('novembro');
             12: writeln('dezembro');
              else writeln (' não existe esse mes');   //senão tiver o número que for inserido, exiba.....


              end;       //final do caso seja..
               readln();  //pause
             end.  //final


 

Tabuada matemática exemplo 1

 

program      tabuada;      // programa tabuada

           var      número,i:integer;    //variáveis

 

           begin                     //inicio

        writeln(' insira o coeficiente  ');        // exiba...
          readln(número);                          //leia


                                                 // para i eu atribuo 1 até 10 e faça
     for i:=1  to 10 do


     writeln(número,' x ', i,' = ', número*i);   //exibir...
       readln();//pause
       end.  //final


 

Tabuada matemática exemplo 2

 

program      tabuada;      // programa tabuada

           var      número,i:integer;    //variáveis

           begin                     //inicio

        writeln(' insira o coeficiente  ');        // exiba...
          readln(número);                          //leia

                                                 // para i eu atribuo 1
    i:=1;
                                                // enquanto i menor ou igual a 10 faça
      while i<=10 do
        begin //iniciar
     writeln(número,' x ', i,' = ', número*i);   //exibir...
      i:=i+1;   //incrementando, que o valor de i, sempre aumentar mais 1
      end;//final do laço
       readln();//pause
       end.  //final


 

Um forte abraços a todos

 


segunda-feira, 25 de maio de 2015

O que é CSS e Web Standards ?

CSS

Significa Cascading Style Sheet, o qual conhecemos como folha de estilo em cascata.

Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples que permite adicionar recursos aos documentos Web.

Neste caso, ao invés de você colocar toda formatação dentro do documento de sua página ou sistema Web, o desenvolvedor cria um link  ou ligação para uma página (arquivo) o qual contém todos os estilos necessários para a página em questão. Assim, quando for necessário realizar alguma alteração na página ou no sistema, você terá que apenas localizar o arquivo de CSS e realizar as modificações.



Web Standards

São os Padrões Web que tem por objetivo a criação de uma Web universal. Ele reune um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma Web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais.

Os Padrões Web são recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), os quais são destinadas a orientar os desenvolvedores para o uso de boas práticas que tornam a web acessível para todos.

Através desses padrões, o W3C tem como objetivo criar uma plataforma aberta da Web, para o desenvolvimento de aplicações que possuam um potencial sem precedentes, permitindo assim que os desenvolvedores criem experiências ricas, alimentadas por um vasto armazenamento de dados, os quais estão disponíveis para qualquer dispositivo.

 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O QUE É BROADCASTING?

Broadcasting, este termo vem do inglês broadcast que significa transmitir. é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, para muitos receptores ao mesmo tempo.

O termo broadcast é formado por duas palavras distintas:
  • broad - significa largo, ou em larga escala
  • cast - significa enviar, projetar, transmitir

broadcast permite transmitir algo, utilizando qualquer tipo de mídia, seja ela via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas, etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente de vídeos e músicas.

Um exemplo prático sobre broadcast são os meios de comunicações como o rádio e a televisão. Ambos possuem sua difusão através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas a qualquer a parelho de TV ou rádio, o qual captura o sinal.

Os hubs ou concentradores utilizam broadcast.

Em redes de computadores, broadcast é um endereço IP, que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas.

 
Contudo, podemos dizer que termo broadcast continua abrangendo a radiodifusão usada no rádio e na televisão comuns. Entretanto, o contrário não é verdadeiro, pois o conceito de radiodifusão é mais limitado, não dando mais conta de traduzir o que é broadcast.

Quando uma empresa que se diz “broadcaster”, não só deve enviar suas produções para o rádio ou televisão, mas também para outros veículos, como a internet, as redes de telefones celulares, etc.

Espero ter ajudado.

Wellington Pereira
aspnetwf@gmail.com

sábado, 9 de maio de 2015

Microsoft Edge

O mais xingado dos navegadores está com os dias contados. Como muitos de vocês já sabem, o Internet Explorer, a partir do Windows 10, dará lugar a um novo browser: o Microsoft Edge, antes chamado de Project Spartan.
A Microsoft já havia informado que o novo navegador permitirá que os desenvolvedores portem suas extensões do Google Chrome e do Firefox para ele. Além disso, ele terá suporte nativo à assistente Cortana, sistema avançado para leitura e recursos de compartilhamento.
Em uma breve rodada de perguntas e respostas no Twitter, durante a MSEdgeSummit, os desenvolvedores da Gigante da Informática revelaram que o Edge será capaz de sincronizar senhas usadas anteriormente em sites, favoritos armazenados, guias abertas e histórico de páginas acessadas. Tudo isso será possível através de uma única conta que o usuário fará. O navegador vai guardar todos os dados na nuvem.
Isso não é novidade em outros navegadores, como o Firefox, da Mozilla, e o Chrome, da Google. Contudo, com a funcionalidade inserida no Edge, a Microsoft mostra que o browser está chegando para brigar firme pela preferência dos usuários. Porém, a empresa pode acabar saindo perdendo em um primeiro momento, pois já anunciou que não tem a intenção de lançar o aplicativo para smartphones Android e iPhones. 
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/microsoft-edge/79676-microsoft-edge-capaz-sincronizar-senhas.htm