quinta-feira, 23 de junho de 2022

Docker. O que é? Porque Utilizar?

 O que é o Docker?

 

Docker é uma plataforma open source que facilita a criação e administração de ambientes isolados. Ele possibilita o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, se tornando portátil para qualquer outro host que contenha o Docker instalado.

Ele permite, criar, implantar, copiar e migrar de um ambiente para outro com muita flexibilidade.

A ideia do Docker é subir apenas uma máquina, ao invés de várias. E, nessa única máquina, você pode rodar várias aplicações sem que haja conflitos entre elas.

O Docker é algo parecido com uma máquina virtual extremamente leve, mas não se trata de uma máquina virtual. O Docker usa containers que possuem uma arquitetura diferente, permitindo maior portabilidade e eficiência. O container exclui a virtualização e muda o processo para o Docker.  

Nota: Docker é uma empresa especializada no provisionamento de um conjunto de tecnologias e ferramentas para a criação e gestão de containers. O trabalho da Docker foi tão bem sucedido que a tecnologia criada por ela acabou se tornando o mecanismo padrão no mercado para containers.

 

O que são esses containers?

Um container é um ambiente isolado utilizado para empacotar aplicações. Um container contém um conjunto de processos que são executados a partir de uma imagem, que fornece todos os arquivos necessários.

Os containers compartilham o mesmo kernel e isolam os processos da aplicação do restante do sistema.

Sua aplicabilidade serve como base para o modelo DevOps e auxilia as áreas de Operações e Desenvolvimento. No desenvolvimento, os containers empacotam aplicações com suas dependências, permitindo serem acessíveis e compartilhadas. Já em operações, são processos de aplicações rodando em um kernel compartilhado, mais simples que máquinas virtuais.

Como o container possui uma imagem que contém todas as dependências de um aplicativo, ele é portátil e consistente em todas as etapas de desenvolvimento. Essa imagem é um modelo de somente leitura que é utilizada para subir um container.

Vale lembrar que, apesar do Docker ter sido desenvolvido inicialmente com base na tecnologia LXC (Linux Containers), hoje essa tecnologia tornou-se independente de sistema operacional: podemos utilizar o Docker em ambientes Linux, Windows e até mesmo MacOS.

 

Por que utilizar o Docker?

Pelas vantagens que ele oferece como:

Economia de recursos;

Melhor disponibilidade do sistema (compartilhamento do SO e de outros componentes);

Possibilidades de compartilhamento, simplicidade de criação e alteração da infraestrutura;

Manutenção simplificada (reduzindo o esforço e o risco de problemas com as dependências do aplicativo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário