quinta-feira, 23 de junho de 2022

Testando serviços Web API com Postman

Tem se tornado muito comum no universo do desenvolvimento de sistemas a criação de serviços sendo construída sob o modelo REST,  realizando a troca de mensagens através de requisições HTTP.

Neste cenário, os serviços HTTP não possuem interface gráfica com o usuário. Então, para testar esse tipo de aplicação você poderá utilizar o Postman, Imagine, você não precisa usar seu tempo e recursos criar uma interface gráfica para testar um serviço.

O Postman, permite realizar requisições HTTP a partir de uma interface simples e intuitiva, facilitando o teste e depuração de serviços REST.

Veja como é fácil testar um serviço ASP.NET Web API, enviando e recebendo dados no formato JSON.

 

Instalando o Postman

Ele pode ser instalado a partir da Chrome Web Store. Aqui ele será usado como um aplicativo externo ao Chrome, diferente das versões anteriores em que era aberto em uma aba como extensão. Se você desejar poderá criar uma conta e armazenar suas informações em um servidor do Postman, compartilhando assim seus testes e variáveis entre vários dispositivos onde você fizer login;

Ser usado na Web;

Ser baixado para o Windows.

 

Nota: O Postman pode ser usado para testar qualquer serviço HTTP RESTful.

Se você estiver usando o Microsoft Visual Studio, você poderá criar um novo projeto utilizando o template API Web do ASP.NET Core

Execute a aplicação e abra o Postman. Faremos uso dos verbos http para testar nossa API Web.

 

Apenas um lembrete:

GET  - listar dados

POST  - adiciona novos dados

PUT - substitui dados existentes

DELETE  - exclui dados existentes

PATCH - atualizar alguns campos de dados existentes


Para fazermos o teste, devemos adicionar o endereço de nossa aplicação, seguido de /api/ e o nome da entidade (exemplo: /api/Book)

O Postman, nos permite ver o status da operação (200, 204, ...)

No caso do POST, precisaremos fazer algumas configurações antes. Definir como Body, selecionar a opção “raw” (pois informaremos o conteúdo da mensagem) e o formato que poderá ser “JSON (application/json)”

Se você tentar inserir um novo registro com um ID que já existente, um status 409 – Conflict será retornado

 Para usar o  PUT o formato é bem semelhante as configurações anteriores. Porém se você usar um ID inexistente, um status 404 – Not Found, será retornado

O DELETE, é o mais simples adicione o id no final da URL e o ID que deseja excluir

Outra particularidade do Postman, é podermos trabalhar em equipes, customizar ambientes de teste, importar arquivos com requisições pré-definidas, entre outras.

O Postman ajuda a simplificar os testes,  pois ele nos podemos facilmente enviar requests HTTP para serviços RESTful, enviando parâmetros e recebendo as devidas respostas, além de analisar o tempo gasto em cada requisição, o que também pode auxiliar na localização de problemas de desempenho.

A ferramenta possui ampla documentação. Ele ainda conta com uma versão paga com recursos adicionais que irão ajudar aos desenvolvedores mais avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário